Categorias Dicas

Como realizar o descarte correto de pilhas e baterias

 

Você certamente já deve ter se perguntado qual destino correto dar às pilhas e baterias acumuladas em casa ou, simplesmente, fez o mais fácil: as descartou no lixo, junto com todos os outros materiais sem nenhum tipo de preocupação, correto?

Hoje, daremos algumas dicas de como fazer esse descarte da forma mais correta e segura, não só para você, mas para os coletores e, claro, o meio ambiente:

Primeiramente, é preciso saber que o descarte incorreto desse tipo de material, pode causar estouros e escorrimento de líquidos tóxicos; as substâncias se acumulam na natureza e por não serem biodegradáveis, acabam contaminando o solo. Se o descarte for feito, perto rios, lagoas etc., esse material pode comprometer não só o solo, mas à água e às vidas marinhas que por ali vivem.

Então o que fazer:

  1. Antes de mais nada, é importante optar por pilhas originais! Evite ao máximo pilhas com procedência duvidosa, além de poderem ser ineficazes, são um risco à sua vida (já que elas podem estourar repentinamente depois de aplicada uma carga excessiva sobre ela);
  2. Opte por pilhas de marcas confiáveis e preferencialmente aquele tipo de bateria que pode ser reutilizada;
  3. Vale destacar que a responsabilidade de coleta parte do próprio fabricante, mas essa coleta é encaixada dentro de uma sequência: fabricante > importadores > distribuidores > comerciantes > você, por isso, logo, até chegar ao seu fabricante novamente, você precisa fazer essa destinação de forma reversa: você > comerciante > distribuidores > importadores > fabricantes.
  4. Separe o material a ser descartado, isole numa caixa, e destine ao próprio comércio que te vendeu; eles precisam de ter um planejamento logístico para receber esse material.

 

Cabo Telecom, Miranda Computação (Lagoa Seca), Shopping CCAB Sul, Praia Shopping, Partage Norte Shopping, Hospital da Polícia Militar, UFRN, Ecoponto Fixo Natal Reciclagem e IFRN são alguns pontos de descarte para recolhimento de lixo eletrônico.

Comentários