Categorias Dicas

Como utilizar a água da chuva de forma correta?

O armazenamento e utilização da água da chuva é feito por muitas pessoas como uma forma de economizar água, além de incentivar um consumo mais racional, inteligente e solidário deste bem. O aproveitamento da água das chuvas pode ser feito de formas simples, como utilizar baldes nas concentrações de quedas d’água do telhado ou mais trabalhados, como cisternas, separador de água de chuva e filtro de água.

No entanto, é importante lembrar que a água da chuva não é potável, ou seja, imprópria para consumo humano. Os modos corretos de utilizá-la é para a lavagem do quintal, regar plantas e gramado (o que contribui para a sua infiltração na terra e preservação do ciclo natural), limpeza doméstica e lavagem de carro. Assim, evite usar a água da chuva para atividades como: beber água, tomar banho e qualquer outro consumo humano.

A captação de água da chuva, apesar de ser uma alternativa sustentável, deve ser feita de forma responsável. Portanto, procure sempre orientação de um profissional para que tudo dê certo!

Comentários