Categorias Inovação

Conheça a casa que se adapta ao movimento do sol

Já imaginou uma casa que se adapta ao movimento do sol para aproveitar melhor a luz natural? É isto que acontece neste projeto localizado na zona rural da Polônia. O projeto é assinado pelo escritório KWK Promes.

Para que aconteça a movimentação é necessário uma plataforma que gira de acordo com a rotação do astro. A casa tem dois blocos principais em tamanhos diferentes, tendo um com telhado plano e outro com telhado de duas águas. Quando unidas, ambas formam um ângulo reto. Na área externa, a plataforma pode agregar móveis. O morador pode decidir como deseja utilizar este local com base na luz do sol e na temperatura no dia.

Este espaço consegue deslizar a sua estrutura e acaba se movimentando entre os dois blocos fixos, o que acaba oferecendo um espaço até para criar uma varanda independente, caso seja do desejo do morador. Isto tudo só é possível pois existe um sistema mecânico silencioso. A casa ainda tem em sua estrutura janelas automatizadas com deslizamento sob medida, o que faz com que a sala possa abrir para qualquer dos dois lados. Demais, né?

Fonte: Casa Vogue

Comentários