Categorias Inovação

Conheça o projeto da primeira cidade eco inteligente do mundo

A Smart Forest City será construída a 100 km de Cancún, no México. A primeira cidade eco inteligente do mundo pretende abrigar 130 mil pessoas e 7,5 milhões de plantas em 557 hectares. A obra tem previsão de conclusão em 2026 e é inspirada nas cidades-floresta das civilizações maia, autossuficientes em alimentos e energia.

A cidade vai contar com soluções energéticas, como painéis solares, torres de dessalinização para tratar a água vinda do mar e jardins aquáticos para combater inundações.

O projeto inclui telhados e fachadas verdes, parques públicos e jardins privados. Ele absorverá 116 mil toneladas de dióxido de carbono com 5.800 toneladas de CO2 armazenadas por ano. Haverá ainda um sistema de transporte com carros elétricos, barcos e lanchas.

Serão 400 hectares apenas para a área verde, com 7,5 milhões de plantas de 400 espécies diferentes e 260 mil árvores, contabilizando 2,3 por habitante. Além disso, todo o lixo será reciclado e cada habitante terá a sua disposição 40 metros de superfície verde.

Com foco na inovação tecnológica, a cidade ainda vai abrigar um centro de pesquisa avançada para hospedar universidades, organizações e empresas internacionais que se preocupam e lidam com a sustentabilidade e o futuro do planeta.

Fonte: Casa Vogue

Comentários