Categorias Ambientação

Decoração estilosa para casa com crianças

Crianças costumam ser curiosas e cheias de vida, algumas correndo, outras criando barracas e brincando de boneca, ou até mesmo ‘redecorando’ a casa para viver uma aventura imaginária. É preciso estar sempre atento para evitar que elas se machuquem ou quebrem algo dentro de casa. Por isso, somos levados a imaginar que temos que mudar várias coisas na decoração para atendê-los e evitar acidentes.

De certa forma, algumas medidas devem mesmo ser tomadas, porém, quando o assunto é decoração, existem várias coisas que você pode fazer para manter estilo e a segurança do seu filho lado a lado. Confira algumas dicas!

Opte por materiais duráveis e laváveis
Qual criança nunca teve vontade de pular no sofá ou comer na sala assistindo TV? Pensando nisso, escolha tecidos para seu sofá que sejam fáceis de lavar, como couro e sarja. Mas você pode fazer impermeabilização, assim mantém a cor e tecido do seu sofá como o original, sem abrir mão da proteção. Outra opção é usar capas de proteção, como tecidos ou mantas.

Escolha móveis duráveis e fáceis de limpar
Seja mesa de jantar, armário de cozinha ou mesinha de centro, sempre existe aquela preocupação de “será que meu filho pode se machucar com a ponta?”. Para evitar machucados, existem ponteiras de silicone que evitam impacto forte na cabeça da criança. Além disso, se preocupe também com a durabilidade do seu móvel. Busque produtos funcionais e bonitos, como pufs de centro ou mesinhas redondas. Busque materiais de madeira, que costumam ser mais duradouros, ou com acabamentos em quartzo ou mármore. Se você já possui seus móveis que ama e tem medo de estragar, coloque tampões de vidro (mesa de centro ou jantar), pois são fáceis de limpar e simples de manter.

Utilize tons neutros
Se você é uma pessoa que gosta de um ambiente com pouca informação visual, talvez uma quantidade excessiva de brinquedos e livro infantis espalhados pela sala incomodam você. Por isso, coloque as coisas do seu filho em ambientes com cores neutras, assim as cores vibrantes dos brinquedos não irão se misturar com excessos de cores do ambiente, deixando o espaço carregado de informação visual.

Divida a decoração com a criança
Coloque seu filho não só como parte da casa, como também da decoração. Pufs baú, cabideiros e prateleiras baixas são ótimos exemplos de artigos de decoração e organização que colocam seu filho como parte de tudo. Além de estimular e ensinar seu filho que cada coisa possui seu lugar correto de guardar, você também mostra que naquele espaço ele é o “responsável”.

Dicas de segurança
Não só a decoração precisa ser pensada quando se tem uma criança em casa. Existem diversos acidentes que podem ser evitados se a casa for protegida adequadamente. Protetores de tomada, portões de segurança (escadas e piscinas por exemplo) travas em gavetas e fios escondidos, são pequenas alterações que podem ser feitas para garantir a segurança sem comprometer o da sua casa!

Comentários