Categorias Dicas

Inverno: como guardar vinhos e preservar melhor a bebida

A chegada de temperaturas mais amenas combina com um bom vinho, não é mesmo? Vamos passar algumas dicas de como armazenar corretamente a bebida e garantir um inverno quentinho e delicioso.

O melhor lugar para armazenar um vinho é uma adega climatizada, por volta dos 14°C. Mas, se não é o caso, evite locais quentes como a cozinha, armários e espaços perto do fogão ou expostos ao sol. Vinhos também são muito sensíveis à claridade, podendo ter até aromas, sabores e aspectos visuais afetados.

Outra dica é guardá-lo na horizontal, para que o líquido fique em contato com a rolha e ela não resseque.

A temperatura ideal para cada tipo de vinho
Os tintos devem ser mantidos de 16°C a 18°C. Espumantes, brancos e rosés devem ser armazenados numa temperatura de cerca de 6°C.

Depois de aberto
Após abrir seu vinho, é importante tomar cuidado com o oxigênio, pois ele causa a oxidação da bebida. O ideal é tirar o oxigênio de dentro da garrafa, usando um “vácuo vin” que tira o ar e coloca uma tampa de borracha para vedar a entrada do oxigênio. Outra dica é passar o líquido da garrafa grande para uma garrafa pequena.

O importante é lembrar que, após aberto, o vinho deve ser conservado na geladeira, já que entra em contato com diversas bactérias que podem acelerar o processo fermentativo.

Comentários