Categorias Inovação

La Maison Picassiette: Senhor constrói casa inteira com mosaicos de cerâmica e vidro

Arquitetura Naif  é o nome dado a produções espontâneas e criativas, que foram elaboradas de forma intuitiva e autodidata. E a La Maison Picassiette é um monumento clássico desse estilo.

Toda feita com mosaicos de faiança e vidro fundido no cimento, ela foi idealizada pelo francês Raymond Isidore, na cidade de Chartres. Em uma caminhada cotidiana, ele encontrou fragmentos de louças de porcelana que despertaram sua atenção pelas cores e brilho do material. Resolveu levá-los para casa  e empilhou-os em um canto no jardim. Desde então, continuou a recolher diferentes padrões de materiais nos lixões da cidade.

Em uma determinada noite, Isidore sonhou com o que deveria fazer com os cacos recolhidos: “Eu vi meu motivo diante de mim como se realmente existisse… pedaços de porcelana ou faiança estavam ao nosso alcance, prontos para uso”, explicou ao jornalista Robert Giraud. Os sonhos inspiradores continuaram durante toda a produção de sua obra que durou quase três décadas para ser finalizada.

Ao final de sua vida, em 1964, dois anos após a conclusão do monumento, Isidore ganhou um novo apelido: Picasso Assiette, ou seja,  “Picasso dos pratos”.

Fonte: Follow The Colours

 

Comentários