Categorias Ambientação

Melhor idade: como adaptar a casa para moradores idosos

Projetar uma casa é levar em consideração não só as preferências dos moradores, mas suas necessidades. Os idosos são mais propensos a acidentes por serem mais frágeis e terem a mobilidade reduzida, sendo imprescindível que o lar seja adaptado e apresente o menor risco possível para as pessoas na melhor idade.

Cada pessoa tem uma necessidade diferente, por isso é importante estudar o dia a dia do morador e fazer o projeto de forma personalizada. Confira algumas dicas para deixar a casa confortável e segura de modo geral.

Circulação
Para idosos com dificuldade de locomoção, o ideal é que a residência só tenha o andar térreo ou que tudo o que o idoso precisa esteja ao seus alcance no primeiro andar. Pisos mais rugosos são o ideal, para evitar escorregões, além de portas amplas, permitindo uma melhor movimentação entre os ambientes.

Além das próprias portas, as circulações também precisam ser largas, ajudando a passagem do idoso e de um cuidador que esteja acompanhando ou uma cadeira de rodas, por exemplo. É importante tirar do caminho qualquer coisa que possa se tornar um obstáculo, como tapetes, cortinas e roupas de cama longas, degraus fios e até camas de pet.

Iluminação
Uma ótima dica é iluminar o caminho até o banheiro para ajudar nas idas noturnas. A iluminação de toda casa precisa ser uniforme, sem manchas e sombras e, além do banheiro, áreas de trabalho e cozinha precisam ter um reforço nas lâmpadas. Não há muita regra pra cores, mas é importante que as superfícies contrastem entre sim, facilitando a visualização.

Móveis e objetos
As áreas de trabalho precisam ter uma superfície mais clara, pois as escuras dificultam achar pequenos objetos sobre elas. Vale investir em bordar arredondadas e texturas e tecidos aconchegantes. Utilize almofadas para auxiliar na postura e na hora de levantar.

Opte por armários abertos ou com portas de vidro, que facilitam a visualização. Na cozinha, prateleiras mais mais baixas facilitam o acesso aos objetos.

Banheiro
O banheiro precisa tem um cuidado especial por ser o local onde ocorrem mais acidentes. Utilize assentos elevados no vaso sanitário por auxiliar na hora de levantar. Barras de apoio e fitas antiderrapantes também são importantes. O ideal é que o banheiro seja amplo, facilitando a movimentação de cadeira de rodas, andador e mais uma pessoa auxiliando.

Quarto
Deixe o criado-mudo na altura do colchão, evirando batidas que podem causar lesões. Aposte em arandelas ao invés de abajures, deixando os móveis mais livres e evirando acidentes. A altura da cama ideal é que, ao sentar, os pés encostem no chão e a perna forme um ângulo de 90°.

Fonte: Casa Vogue

Comentários