Categorias Dicas

Mitos e verdades sobre isolamento acústico na sua casa

O barulho pode ser um dos grandes inimigos de uma casa tranquila e confortável. Na hora de construir ou reformar é importante contratar um especialista para levar em consideração essa questão, mas para te ajudar, vamos esclarecer alguns mitos e verdades sobre isolamento acústico.

Elementos arquitetônicos alteram a acústica?

VERDADE. Varanda, marquise, brise e tipos diferentes de revestimentos de fachada podem fazer a acústica mudar, por isso apartamentos do mesmo prédio podem ter isolamentos diferentes. Você pode exigir da construtora o desempenho acústico de cada planta e escolher o melhor para você.

Poluição sonora é maio na hora de pico?

MITO. Os horários de pico tendem a causar congestionamentos no trânsito que diminuem a velocidade dos carros e, consequentemente, o barulho emitido por eles. Por isso, não necessariamente o barulho aumentará nesses períodos.

Esquadrias influenciam no nível de ruído?

VERDADE. As esquadrias são um dos principais fatores de no sistema de vedação externa para um bom desempenho acústico na construção. Por isso, aposte em boas esquadrias para sua casa.

Árvores são barreiras acústicas naturais

MITO. Se não forem em grande quantidade para formar uma mata densa, as árvores não têm influência na hora de atenuar ruídos. As plantas são mais responsáveis por amenizar temperaturas do que barulhos.

Agora você já sabe alguns dos principais mitos e verdades sobre vedação acústica em ambientes e pode reformar ou construir sua casa para garantir que os barulhos passem longe. Lembre-se que é sempre essencial a participação de um profissional engenheiro e/ou arquiteto especializado no assunto!

Comentários