Categorias Ambientação

Plantando árvores no quintal

As árvores são elementos que, além de terem sua função estética, embelezando o quinta ou jardim, regula a temperatura do ambiente, fornece oxigênio e, dependendo do tipo, ainda dá frutos.

Mas, afinal, qual a melhor maneira para plantar uma árvore? Que cuidados devemos ter com o local do plantio? Abaixo, segue um passo a passo.

1. Escolha a árvore correta para o local. É preciso considerar não apenas seu tamanho, mas também se ela é adaptável ao clima do ambiente, se tem raízes agressivas que podem invadir o terreno de vizinhos etc.
2. Atente-se à época certa de plantio e verifique a qualidade da muda. O aconselhável é adquirir mudas de viveiristas comprometidos com a qualidade.
3. É essencial cavar um buraco grande para enterrar a muda. Além, disso, é preciso considerar a fertilização do solo. Adubos ricos em matéria orgânica e outros elementos como fósforo e potássio são sugestivas e atrativas para o desenvolvimento inicial das raízes.
4. É importante isolar a árvore dos animais que podem circular no mesmo espaço e proteger também da fiação. É preciso considerar também a circulação de vento do local. Vale salientar que a força do vento pode mudar a trajetória de crescimento da árvore (o que pode causar uma “invasão” indesejada” nas casas próximas).
Proteja o solo e busque regá-la periodicamente; plantas recém plantadas precisam se manter bem hidratadas.
5. E, importante, não fertilize mais depois do plantio. Os elementos químicos do fertilizante podem queimar as raízes das plantas prejudicando seu desenvolvimento.

Comentários