Categorias Dicas

Quais cuidados tomar antes de uma reforma?

Antes de dar início a uma reforma ou uma obra, é preciso planejamento e organização para fazer as escolhas certas e evitar grandes dores de cabeça e gastos desnecessários. Confira algumas dicas para que o sonho da casa nova não se torne um pesadelo!

  • Saiba de antemão o que vai ser mudado e por qual motivo: grande alterações podem interferir na rotina, devido ao quebra-quebra e a presença dos funcionários na obra. Procure saber se a mudança a ser feita não pode ser resolvida de forma simples, como decoração.
  • Verifique a viabilidade: às vezes queremos fazer uma grande mudança estrutural em um ambiente, mas para isso, é preciso verificar a planta estrutural, para que uma viga importante ou armaduras metálicas não serão atingidas. Também é importante observar rachaduras e fatores elétricos e hidráulicos.
  • Verifique as regras do condomínio: se a reforma é em apartamentos ou condomínio de casas, é importante ficar atento(a) às regras de cada um, como horário de trabalho, limpeza e proteção. Em apartamentos novos, fique de olho nas estruturas e instalações, para que possíveis problemas sejam solucionados de antemão.
  • Calcule seu orçamento: arquiteto, fornecedores, mão de obra, instalações e material são os principais pontos a serem colocados na ponta do lápis para que no final, não seja gasto mais que o necessário.

 

Fonte: Revista Casa e Construção

Comentários