Categorias Ambientação

Série Obra Passo a Passo: do revestimento à iluminação

Depois de passar pelos primeiros passos da obra, é hora de iniciar os acabamentos. Vamos iniciar pela colocação dos revestimentos de parede, que merecem muita atenção. Para colocar azulejos e pisos, escolha a argamassa e os rejuntes adequados. Existem vários tipos, como para áreas molhadas, piso sobre piso, entre outros. O ideal é perguntar ao instalador quais materiais e ferramentas ele precisa, sempre com a orientação do arquiteto. Após a instalação, é realizada uma limpeza do revestimento para remover o excesso de massa.

Depois disso, é hora de instalar o forro. Você pode utilizar o PVC, madeira ou gesso, dependo do que foi projetado pelo arquiteto. É com o forro que é feito o acabamento do teto, iluminação e cortinas, por isso é necessário ter um projeto com localização de pontos de luminárias e detalhamentos de cantos, tabicas e molduras.

Para colocar o piso cerâmico, é importante escolher um revestimento de boa qualidade. Lembre-se: fatores como crianças ou pets, ambiente interno e externo, além da localização do imóvel, influenciam na escolha do revestimento. Se o piso foi vinílico, laminado ou madeira, ele só será instalado no final.

As bancadas de inox ou pedra também entram nesse momento. Respeite sempre medidas e altura. Além disso, itens mais delicados como iluminação, registros, vasos, pias, entre outros, também devem ser instalados nessa etapa. É importante realizar antes da instalação da marcenaria, para que os móveis planejados se encaixem perfeitamente.

Comentários